sexta-feira, 6 de maio de 2011

Blog do Curioso Por que o escudo do Colo-Colo tem uma tarja preta?



Por que o Colo-Colo carrega em sua camisa uma tarja preta em cima do escudo? Vamos à história: o nome do time de futebol chileno Colo-Colo é homenagem ao cacique mapuche de mesmo nome que liderou a resistência indígena durante a Guerra de Arauco. O perfil de um índio passou a constar no escudo em 1952. Já a tarja preta é um sinal de luto pela morte de David Arellano, capitão e um dos fundadores do time.

Arellano estreou no futebol aos 17 anos no time do Magallanes. Seis anos depois, em 1925, fundou o Colo-Colo junto com colegas do antigo clube. Um dos maiores ídolos do time até hoje, Arellano é apontado como o responsável por levar o chute de bicicleta ao futebol chileno depois de ver a técnica na Europa. Inaugurado em 1975, o Estádio Monumental de Santiago leva o nome de David Arellano.

Em maio de 1927, durante uma partida contra o Real Valladolid, na Espanha, Arellano se machucou e teve uma crise de peritonite – inflamação no peritônio, membrana da região abdominal. A situação se agravou e ele faleceu no dia seguinte. Já naquele ano, quando o time voltou ao Chile, as camisas passaram a apresentar uma tarja preta no braço esquerdo em sinal de luto.

Essa faixa permaneceu no braço até 1971. Depois, passou a aparecer logo acima do escudo, da maneira como conhecemos hoje. A utilização do “luto arriba” deu sorte, já que o time conquistou o Campeonato Chileno de 1972, a Copa Chile de 1974 e chegou à final da Libertadores de 1973. Por isso, continua sendo usado até hoje.

Nenhum comentário: