segunda-feira, 1 de março de 2010

01/03 - FATOS DO DIA

1555
Nostradamus publicou o livro Os Séculos, contendo profecias sobre o futuro da humanidade.
1565
Foi fundada a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, hoje Rio de Janeiro.
1845
Acabou a Revolta dos Farrapos, a maior rebelião ocorrida no Brasil durante a Regência, com a rendição dos revoltosos.
1870
Com a morte do ditador Solano López, teve fim a Guerra do Paraguai, com a vitória das tropas da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o exército paraguaio.
1894
Começou a construção da cidade de Minas, hoje Belo Horizonte.
1894
Ocorreu a primeira eleição direta no Brasil. O pleito definiu o substituto do presidente Floriano Peixoto, Prudente de Moraes. Na época, apenas 1% da população podia votar (homens, maiores de 21 anos, exetuando-se os mendigos, religiosos e soldados).
1896
Guerreiros etíopes derrotaram o exército italiano, que havia tentando uma ofensiva na região próxima a Adwa. O imperador Menelik II, descendente do Rei Salomão e da Rainha de Sabá, liderou o ataque.
1923
Morreu aos 73 anos o jurista e parlamentar Rui Barbosa.
1954
Os Estados Unidos explodiram "oficialmente" a primeira bomba de hidrogênio no Atol Bikini, nas Ilhas Marshall, ao norte do Equador, muitos meses após o primeiro teste divulgado.
1966
A sonda soviética Venera 3 foi o primeiro objeto feito pelo homem a alcançar a superfície de outro planeta ao se chocar contra Vênus.
1998
Morreu aos 83 anos o sertanista Cláudio Villas-Boas. Ele e seus irmãos, Leonardo e Orlando, estabeleceram o primeiro contato com várias tribos indígenas.

Nenhum comentário: