segunda-feira, 19 de abril de 2010

A vida de Zunguinha, como era chamado na infância


Roberto Carlos
  • Roberto Carlos Braga nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, em 19 de abril de 1941.
  • É filho do relojoeiro Robertino e da costureira Laura.
  • Na infância, seu apelido era Zunguinha. Ele estreou na rádio ZYL-9 aos 9 anos, cantando o bolero Amor y Más Amor.
  • Aos 9 anos, ele se apresentou uma rádio local imitando o cantor Bob Nelson, que cantava música country. Este foi o primeiro ídolo de Roberto. Em 1959, numa boate no Rio de Janeiro, imitava João Gilberto.
  • O primeiro compacto lançado pelo Rei saiu pela gravadora Polydor, em 1959. Todos os demais saíram pela Columbia, futura CBS que, em 1988, mudou de nome mais uma vez para Sony Music.
  • O disco Louco Por Você, de 1961, é o mais cobiçado do mercado brasileiro, pois saiu apenas com 500 cópias e nunca mais foi relançado. Entre os colecionadores é cotado até 3 mil reais e, ao contrário de quase todos os seus LPs, não há foto de Roberto na capa.
  • No primeiro filme que estrelou, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, de 1968, ele foge de bandidos que querem raptá-lo. Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa, de 1969, mostra as aventuras do Rei, de Wanderléa e de Erasmo Carlos na Ásia e na África, à procura de um diamante perdido. No último sucesso, Roberto Carlos a 300 km/h, de 1971, ele vive um mecânico com dois sonhos: ser piloto de corridas e conquistar a namorada do patrão.
  • Em 1968, Roberto foi o grande vencedor do 23º Festival de San Remo, com a música Canzone per te , de Sergio Endrigo.
  • Com o show "Emoções", em 1983, que reuniu 600 mil pessoas em várias cidades do país, ele comemorou a venda de 25 milhões de discos em 22 anos de carreira.
  • Roberto Carlos foi o primeiro brasileiro a faturar o prêmio de melhor intérprete de música pop latina, em 1988, com Se o Amor Vai.
  • Um dos mais controversos CDs do Rei foi gravado durante o programa Acústico MTV, em maio de 2001. Seu lançamento acabou sendo adiado quatro vezes. Quando saiu, apresentou vendagem na casa de 1,8 milhões de cópias. A Globo tem contrato de exclusividade sobre as imagens de Roberto Carlos e não permitiu que o show fosse exibido na MTV.
  • O tradicional especial de natal, promovido todos os anos pela Rede Globo, teve algumas surpresas em 2006. Primeiro, Roberto Carlos cantou o sucesso funk "Se Ela Dança, Eu Danço", em dueto com MC Leozinho. Depois o Rei cantou a música "Negro Gato", canção que não era cantada desde que Roberto decidiu abolir de sua vida tudo relacionado ao mal. Depois do show, o Rei afirmou que essa mudança foi uma grande consquista, alcançada com a ajuda de terapia.
  • No dia 19 de dezembro de 2006, o escritor Paulo César de Araújo lançou uma biografia não autorizada de Roberto Carlos. O Rei tentou proibir o lançamento de "Roberto Carlos em Detalhes", da Editora Planeta. Segundo amigos do cantor, ele se chateou com os trechos que falavam sobre seus relacionamentos amorosos e com o relato do acidente que lhe fez perder parte da perna.
  • O caso foi parar na Justiça. Em 27 de abril de 2007, depois de 22 mil exemplares vendidos, a Planeta foi obrigada a tirar o produto do mercado, pois os advogados de Roberto Carlos ameaçaram entrar com uma ação criminal. A editora teve que entregar 10.700 exemplares que estavam em seu depósito para Roberto Carlos. O autor, Paulo César de Araújo, declarou: "Só quis contar a bela história do Roberto Carlos e ressaltar a importância dele. Foi um trabalho de pesquisa de 15 anos e até abriria mão dos direitos para preservar a venda do livro".
  • 397. Este é o número de músicas que o Rei gravou só em português, em 57 discos. Também fazem parte de seu repertório 244 canções em espanhol, 61 em italiano, 4 em francês e 12 em inglês. O cantor vendeu cerca de 84 milhões de discos no mundo ao longo da carreira. Em 1994, tornou-se o primeiro artista latino-americano a vender mais discos que os Beatles.
  • Lady Laura, mãe do cantor, morreu em 17 de abril de 2010, vítima de insuficiência respiratória. Roberto Carlos estava se apresentando em um show em Nova York no momento em que a mãe faleceu. No palco, interpretou a música "Lady Laura", ainda sem saber do que havia acontecido. No Brasil, a imprensa já havia anunciado a morte antes mesmo de o cantor receber a notícia.

Nenhum comentário: