terça-feira, 1 de junho de 2010

01/06 - FATOS DO DIA

1920
O Partido Comunista Espanhol foi fundado com base nos movimentos da classe operária. Anos depois, ele seguiria as instruções de Josef Stalin, líder soviético.
1938
O Super-Homem, herói dos quadrinhos, foi lançado na revista Action Comics. A criação é do escritor Jerome Siegel e do desenhista Joseph Shuster.
1942
Pela primeira vez surgiram relatos sobre o extermínio de judeus nos campos de concentração. Um jornal polonês publicou o relato de um garoto que fugiu de um campo depois de ser obrigado a cavar valas para os judeus mortos nas câmaras de gás.
1967
Foi lançado mudialmente o álbum dos Beatles, Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band.
1968

Morreu aos 87 anos a americana Hellen Keler. Cega, surda e muda, ela revolucionou a educação de pessoas deficientes. Muitas de suas lições são citadas pela Dorina Nowill, uma de suas pupilas, no livro Para Quem Quer Ver Além, da Editora Original.

1984
Comícios a favor das eleições diretas tomaram Brasília depois da rejeição da emenda Dante de Oliveira.
1986
Antes da estréia da seleção brasileira contra a Espanha, na Copa do México, a organização trocou o Hino Nacional pelo Hino à Bandeira.
1990
Os Estados Unidos e a União Soviética assinaram o acordo que determinou o fim da produção de armas químicas. Ele também previa a destruição dos armamentos até 1992.
1997
Os socialistas venceram as eleições na França. O país passou a ter um governo de coabitação entre o presidente Jacques Chirac, de centro-direita, e o primeiro-ministro Lionel Jospin, de esquerda.

Nenhum comentário: