- Na primeira Copa, em 1930, o estádio do Centenário ainda não estava totalmente terminado no dia da abertura, 13 de julho. Por isso, os primeiros jogos foram realizados nos outros dois estádios, Pocitos e Parque Central.
- Na Copa de 1934, na Itália, o novo estádio de Turim ganhou o nome de “Mussolini”, por causa do domínio fascista presente no país naquela época. Pela mesma razão, o estádio de Roma teve de mudar de nome, e foi rebatizado de Nazionale PNF – sigla do Partido Nacional Fascista.
- O estádio de Milão, San Siro, que recebeu jogos da Copa de 1934, foi o primeiro estádio exclusivo para futebol construído na Itália.
- O Giorgio Ascarelli, que sediou algumas partidas do Mundial de 1934, não existe mais. Foi destruído durante a Segunda Guerra Mudial.
- Para a Copa de 1950, o Brasil planejava construir o maior estádio do mundo que já se tinha visto. Era o Maracanã, que comportava 155 mil pessoas. No entanto, os jogos aconteceram sem que as obras estivessem finalizadas.
- No dia 29 de junho de 1950, a Espanha venceu o Chile no Maracanã por 2 x 0. O zagueiro espanhol Gabriel Alonso ficou impressionado com a arquitetura e o tamanho do estádio. Por isso, levou como lembrança um tufo do gramado.
- Para a Copa de 1954, os suíços não tiveram que erguer um estádio sequer. Apenas um, o La Pontaise, precisou passar por uma reforma.
- Um dos estádios da Copa de 1966 era o White City. Foi construído para as Olimpíadas de 1908, e usado também nos Jogos Olímpicos de 1948. Em 1985, ele foi demolido, e no local foram construídos os novos prédios da BBC.
- O Wembley, da Inglaterra, também sediou jogos em 1966. Em 2002, foi demolido para ser reerguido cinco anos mais tarde, com arquitetura modernizada.
- O Azteca, um dos estádios mexicanos que recebeu jogos da Copa em 1970 e 1986, também foi usado nas Olimpíadas de 1968. Alguns jogadores europeus não aprovaram a escolha do México como sede, por causa da altitude. O Azteca fica a 2.240 metros acima do nível do mar.
- Para receber os jogos da Copa de 1990, o estádio italiano Luigi Ferraris, de Gênova, não foi reformado. Em vez disso, foi totalmente demolido para, depois, ser construído novamente.
- As determinações da FIFA deram trabalho aos Estados Unidos na preparação para a Copa de 1994. Isso porque muitos dos estádios do país usavam grama artificial, ideal para a prática do futebol americano. Para a Copa do Mundo, no entanto, é permitido apenas gramado natural. Os estádios escolhidos tiveram que substituir o piso, como foi o caso do Giants Stadium, de Nova York.
- O estádio Félix Bollaërt, da cidade de Lens, foi utilizado na Copa de 1998, na França. Tinha capacidade para 41 mil torcedores. O detalhe é que Lens, a menor cidade a receber um jogo de Copa, tem apenas 35 mil habitantes.
- Em 2002, o estádio Sapporo Dome, no Japão, impressionou com inovações tecnológicas. Além de ser totalmente coberto, o gramado saía da estrutura para tomar sol.
- De todos os 20 estádios usados na Copa de 2002, nenhum tinha mais de seis anos de existência à época do Mundial.
- Antes do Mundial da Alemanha, o estádio Waldstadion foi testado com a Copa das Confederações, em 2005. Durante a final, em que o Brasil venceu a Argentina por 4 x 1, parte da cobertura plástica retrátil cedeu por causa do acúmulo de água da chuva, e uma das bandeirinhas de escanteio ficou com a base totalmente submersa.
- Dos 12 estádios escolhidos para receber os jogos da Copa de 2006, na Alemanha, sete já haviam sido utilizados em 1974. Mas o estádio Olímpico, onde foi disputada a final da outra Copa realizada no país, foi descartado. Em seu lugar, o estádio representante da cidade de Munique foi o Allianz Arena.
- Para receber a Copa de 2006, o estádio de Stuttgart foi implodido e reerguido.
- Um dos estádios da Copa de 2010, o Loftus Versfeld foi construído em 1903, quando a África do Sul nem era um país constituído.
- Dois estádios sul-africanos foram destruídos e reconstruídos: Peter Mokaba e Soccer City.
- O Soccer City foi construído a partir da estrutura de um antigo estádio, no qual Nelson Mandela fez seu primeiro comício depois de liberto, em 1990.
- Foi no estádio Ellis Park que a África do Sul venceu o mundial de rugby em 1995, como relata o filme “Invictus”.
- A grande novidade entre os estádios da Copa de 2010 foi o teleférico sobre o gramado no Moses Mabhida.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário