quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

20/01 - HOJE É O DIA DO FUSCA


Em 1934, o engenheiro alemão Ferdinand Porsche desenvolveu na sua garagem, em Stuttgard, na Alemanha, o projeto do Fusca. Foi um pedido de Adolf Hitler, e ganhou o nome de Volkswagen — que em alemão quer dizer "carro do povo" —, ou VW Sedan, como ficou conhecido genericamente. Na concepção do ditador nazista, um carro popular tinha cinco pontos importantes:

Deveria ser capaz de manter uma velocidade média de 100 km/h;
consumir cerca de 7 litros de combustível para cada 100 quilômetros rodados;
ter capacidade para transportar de quatro a cinco pessoas;
ter refrigeração a ar por causa dos invernos rigoroso;
ser barato, em torno de mil Reich Marks (cerca de 250 dólares em 1934).
Hitler acreditava que a posse do VW Sedan pelos trabalhadores ajudaria a abafar queixas. Em outubro de 1936, três protótipos do Fusca participaram dos primeiros testes e, no ano seguinte, saíram outros 30 carros.

O Fusca foi lançado oficialmente em 1935, e no ano seguinte já era bem parecido com o modelo que ficou famoso. Em 1938, uma fábrica começou a ser construída na cidade de Hannover para fabricar o VW Sedan em série. Mas em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, a produção do automóvel foi substituída pela de jipes e carros anfíbios. Quando a guerra acabou, em 1945, a fábrica estava praticamente destruída. Em 1948, o inglês Ivan Hirst resolveu reaproveitar a versão original e o automóvel passou a ser fabricado novamente.

O primeiro lote de Fuscas chegou ao Brasil no dia 17 de novembro de 1950, importado por Rodolfo Maerz.

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