quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SAIBA QUEM É MARCELO TAS DO CQC


Marcelo Tristão Athayde de Souza nasceu em Ituverava, São Paulo, no dia 10 de novembro de 1959.

O apelido "Tas" é a abreviação dos três sobrenomes do apresentador.

Em 1980, Tas começou o curso de Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP, mas não concluiu.

Marcelo Tas foi, junto com Fernando Meirelles e Paulo Morelli, fundador da produtora "Olhar Eletrônico", em 1982. Foi na "Olhar Eletrônico" que surgiu, em 83, o personagem mais polêmico da carreira de Tas, o repórter Ernesto Varela.

"Senhor Maluf, é verdade que o senhor é ladrão e corrupto?" Essa é a pergunta feita pelo personagem Ernesto Varela mais lembrada pelos fãs de Tas. O político paulista levou na esportiva, ao contrário do ex-presidente da CBF Nabi Abi Chedid, que se irritou com a seguinte pergunta: "O senhor usa o futebol para se promover politicamente?"

Vestido de Ernesto Varela, Tas tinha um truque para não apanhar dos entrevistados mais irritados. "Eu sempre tive operadores de câmara muito fortes. Isso, de alguma maneira, intimidava quem quisesse quebrar o pau com a gente", explica.

Além do repórter Ernesto Varela, os programas "Rá-Tim-Bum", "Programa Legal" e "Telecurso" também são criações de Tas.

No início da década de 2000, o personagem Repórter Vesgo, vivido por Rodrigo Scarpa no programa "Pânico!", foi comparado a Ernesto Varela. Sem polemizar, Tas concordou: "Como precursor, me sinto honrado".

Em março de 2005, Tas deixou o comando do programa "Vitrine", da TV Cultura. Na época, declarou em seu blog que "foram seis anos intensos e divertidos", mas que "estava na hora de fazer novas coisas e dar um descanso para os telespectadores".

Marcelo Tas reviveu os melhores momentos de Ernesto Varela no teatro, em setembro de 2005. A peça "Como Chegamos Aqui? A História do Brasil Segundo Ernesto Varela" reviveu as perguntas do repórter.

Em 17 de março de 2008, Tas estreou à frente do programa "CQC", na Band. No "CQC", a mídia voltou a dar a atenção que Tas teve durante a década de 1980.

Com o "boom" do Twitter, o perfil de Tas no site se tornou o mais seguido entre os brasileiros.

Em 4 de novembro de 2009, Marcelo Tas lançou seu primeiro livro, "Nunca Antes na História Deste País". Na obra, o apresentador comentou as frases mais engraçadas do presidente Lula.

Na festa de aniversário de 50 anos do apresentador, em 10 de novembro de 2009, um problema na Usina de Itaipu provocou um apagão em 18 estados brasileiros — inclusive São Paulo, onde acontecia a comemoração. Cerca de metade dos 200 convidados já havia chegado ao Hotel Cambridge, no centro da cidade, quando tudo ficou às escuras. "Fomos para a rua, os garçons serviram uísque, virou um climão superlegal, com todos curtindo enquanto tentavam descobrir o que estava acontecendo", contou Tas.

Nenhum comentário: