terça-feira, 10 de maio de 2011

Brasil Chimarrão foi descoberto com índios por espanhóis com ressaca



Aluá
É feita com 2 litros de água em recipiente de barro, 200 gramas de milho, 250 gramas de rapadura e 80 gramas de gengibre picadinho. Deixar fermentar de 3 a 5 dias, coar e servir.


Capeta
Bebida típica de Porto Seguro (BA), era uma mistura de guaraná, aguardente, mel e limão. Hoje leva guaraná em pó, leite condensado, canela, groselha, abacaxi, vodca e gelo.


Cauim
Bebida de baixo teor alcóolico, era preparada pela índias, que mascavam frutas ou cereais, cuspiam a pasta em uma panela de barro com água, colocavam no fogo e deixavam fermentada por alguns.


Chimarrão
Mate amargo que se toma numa cuia por uma bomba de metal. Os soldados espanhóis que chegaram à foz do Rio Paraguai em 1536 e fundaram a cidade de Assunção se embebedavam por causa da saudade de casa. No dia seguinte acordavam com uma ressaca terrível, até perceberem que ficavam bons depois que tomavam um chá de ervas dos índios guaranis. Era o chimarrão. As margens do rio tinham taquaras, que eram cortadas em forma de copo. A bomba de chimarrão que se conhece hoje também era feita com um pequeno canudo dessas taquaras.



Garapa
É o sumo da cana-de-açúcar, que chegou ao Brasil em 1553 pelas mãos de Martim Afonso de Sousa, que implantou o primeiro engenho de açúcar em São Paulo.


Guaraná Axé
Nasceu em Porto Seguro e é feito com pó de guaraná, refrigerante sabor guaraná, leite condensado, limão e gelo.


Harchata
Bebida feita à base de melancia.


Jacuba
Leite com farinha de mandioca.


Meladinha
Cachaça com mel de abelha.


Monica Lewinsky
Essa bebida surgiu no Carnaval de 1999 em Porto Seguro e leva catuaba, conhaque, amendoim, leite condensado e outros segredos.


Mujangué
Ovo batido com farinha e açúcar. É uma mistura muito apreciada no Acre.


Netuno
Conhaque feito à base de caju, muito popular na Bahia.


Pau de índio
É a bebida do Carnaval de Olinda. Mistura secreta de dezenas de ervas, cascas de árvore e cachaça. Dizem ter poder afrodisíaco.


Quentão
Aguardente de cana com açúcar, misturada com gengibre e canela. Servida bem quente, especialmente na época de festas juninas.


Superviagra
Originário de Porto seguro, leva mel, cacau, cravo, canela, guaraná em pó e cachaça.


Tiquira
Nome de uma aguardente feita de mandioca no Maranhão.


Xiboquinha
Bebida típica do forró-jovem, mistura pinga, cravo, canela, limão, gengibre e ervas. Criada por Hans Wolfgang Mehster, foi adaptação de um drinque feito com aguardente de frutas e cereais, ervas e especiarias.

Nenhum comentário: