segunda-feira, 16 de maio de 2011

Curiosidades sobre animais que servem como meio de transporte

Camelo
Sob o sol escaldante do deserto, poucos meios de transporte são tão eficientes quanto ele. Por até 3 dias, o animal consegue carregar cargas e pessoas sem precisar beber água. Eram muito usados no Egito como montaria, apesar de esse ser um hábito cada vez mais raro. Já as primas distantes dos camelos, as lhamas, são muito utilizadas no Peru para levar a bagagem dos viajantes.

Riquixá
É uma invenção do século XIX, mas ainda continua muito popular na China e na Índia. Trata-se de uma pequena carroça utilizada como táxi que, em vez de animais, é puxada por uma pessoa. Atualmente, os modelos mais modernos são movidos por triciclos.

Trailers
Se os caramujos podem levar as casas nas costas, por que não podemos fazer o mesmo? Foi pensando nisso que, na década de 1920, os trailers foram criados. Nessas cabines puxadas por um carro ficam camas,banheiros e até cozinhas.

Avestruz
Não é muito comum encontrar uma carroça sendo puxada por um avestruz... Muito menos um homem montado em cima dessa grande ave. Pois é! Mas na África do Sul não é raro ver o animal trabalhando no transporte, ou sendo cavalgado em corridas disputadíssimas, nas quais a parte mais difícil é conseguir se segurar até o final.

Elefante
Na Índia, este é um meio de transporte comum, que convive normalmente no trânsito com os veículos. Para alcançar as costas do "bichinho"é necessário subir em uma escada e, na falta de um assento especial, passar as pernas ao redor de seu pescoço.

Trenó
Não é só o Papai Noel que precisa de um. Os esquimós também utilizam este meio de transporte como solução em dias de nevasca: já que ele não afunda na neve, é ideal para levar e trazer pessoas e cargas. Normalmente os trenós são puxados por animais, mas também podem ser usados motores.

Búfalos
Contando, ninguém acredita: na ilha de Marajó (PA) os búfalos servem como viatura para a polícia. Os animais também são usados como táxis e puxadores das carroças com equipamento de som no Carnaval. Não é a toa que o lugar dos desfiles se chama Bufódromo.

Nenhum comentário: