terça-feira, 3 de maio de 2011

Piloto Fittipaldi batizou filho em pista com padre oficial da Fórmula Indy



•Ao longo de sua carreira, Emerson ganhou dois apelidos: Rato, no Brasil, e Emmo, nos Estados Unidos.

•Em 1963, Emerson era uma jovem promessa que ganhava muitas corridas do motociclismo brasileiro. Corria com uma moto Mondial de 50 centímetros cúbicos. Sua carreira no motociclismo, porém, terminou com uma vassourada na cozinha de casa. Sua mãe destruiu a moto. Ela passou a ter horror da modalidade depois do acidente que deixou o marido, Wilson, internado durante seis meses com fratura no crânio.

•Emerson foi casado com Maria Helena Dowding durante treze anos. Eles se conheceram numa agência da antiga empresa aérea British Caledonian, onde ela trabalhava. Casaram-se num cartório inglês e depois na Embaixada Brasileira em Londres. Ambos sem valor legal no Brasil. Por isso, contraíram matrimônio pela terceira vez em São Paulo. Tiveram três filhos: Juliana (1974), Jason - batizado Jasão - (1976) e Tatiana (1981). Conheceu Teresa Christina Hotte, onze anos mais nova, numa academia de ginástica em São Paulo. Tiveram dois filhos: Joana (1987) e Luca (1991).

•Ele e Teresa arrumaram um jeito diferente de batizar o filho mais novo, Luca. Fizeram a cerimônia na pista de Elkart Lake, em 1995. Para o batizado, o casal convidou o padre oficial da Fórmula Indy, Philip de Rea, que realizou a missa vestido com batina branca e paramentos quadriculados, lembrando uma bandeira de chegada. Philip costuma rezar a oração obrigatória durante a reunião dos pilotos antes das provas.

•Em 26 de setembro de 1995, Emerson e Teresa resolveram oficializar sua união já de doze anos com um casamento religioso. Trocaram alianças na Capela del Coro da Basílica de São Pedro, no Vaticano, diante de vinte convidados.

•Na metade do GP de Cleveland, em 1993, Emerson e Nigel Mansell fizeram uma das disputas mais emocionantes da história da Fórmula Indy. Eles trocaram sete vezes de posição em duas voltas, lutando pelo segundo lugar da prova.

•Emerson foi homenageado pela Prefeitura de Miami Beach com o Fittipaldi’s Day, comemorado em 20 de junho. Virou também nome de rua. A Fittipaldi Way faz esquina com a South Miami Avenue e, nela, o piloto brasileiro mantém um prédio de dois andares onde dirige seus negócios.

Nenhum comentário: