- A corte real francesa do século XVII foi a primeira a popularizar o salto alto na Europa.
- O sapato foi inventado pelos estilistas da corte do rei Luís XIV - o "Rei Sol" - o objetivo da elevação nos calcanhares era realçar e deixar mais delgadas as pernas do monarca.
- O salto mantinha o pé relativamente a salvo da lama; além disso, criava uma elevação física correspondente à elevação social dos nobres, e exagerava seu andar afetado.
- Justamente por ser tão precário, o salto indicava que a pessoa não tinha medo de cair no chão. Na verdade, no século XVII os que usavam salto alto, tanto homens como mulheres, com frequência tinham de ser transportados em cadeirinhas carregadas por criados, pois não conseguiam caminhar no calçamento de pedras.
- Naquela época, o salto às vezes era uma grande plataforma inteiriça, e para caminhar sobre essas coisas era necessário o apoio constante de dois criados, que seguravam o aristocrata pelos braços, um de cada lado.
- O salto agulha surgiu na Itália durante a década de 1950. Era feito de náilon e plástico, que recobriam seu interior de metal.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário