sexta-feira, 9 de abril de 2010

Quantas décadas demorou para o projeto do Fusca ser fabricado



Curiosidades

Antes de Adolph Hitler resolver bancar o projeto de carro popular, Ferdinand Porsche tentou durante 30 anos convencer várias fabricantes a financiar sua produção.
O primeiro modelo de Fusca lançado na Alemanha se chamava V1. A segunda versão do carro só chegou ao mercado dois anos depois com o nome de VW38.
Na década de 80, o Fusca foi eleito "o carro do século XX".
Em 1979 surgiu o Fusca Fafá. Ganhou esse apelido por causa das grandes lanternas traseiras, alusão aos grandes seios da cantora Fafá de Belém.
O fusca tinha sua carroceria aparafusada, diferente da maioria dos carros, que era soldada. Isso facilitava a manutenção.
Ele foi estampa de selos postais em várias partes do mundo.
O fusca é um dos poucos carros do mundo que bóia.
O "Guiness - Livro do Recordes" registrou o Encontro Nacional do Fusca, realizado no
Autódromo de Interlagos em 1995. Estavam reunidos 2.728 carros.
Apesar de ter incentivado a volta da produção de fuscas, o presidente Itamar Franco recusou a compra de um modelo oferecido pela Volkswagen. Ele alegou não ter dinheiro para adquirir um.
Bananinha é o apelido que foi dado ao componente eletromecânico que existia nas colunas dos
Fuscas fabricados até 1959, no lugar da tradicional luz de seta das lanternas.
No ínicio, o Fusca vinha com o brasão da cidade onde era fabricado - a figura ficava no capô dianteiro. As primeiras unidades traziam o brasão da cidade de Wolfsburg ("o burgo do lobo"), a cidade que foi construída em função da primeira fábrica da Volkswagen, para abrigar seus empregados. Era o desenho de um lobo apoiado sobre as torres de um castelo, próximo a um canal. Quando o carro chegou ao Brasil, muita gente confundiu o animal e passou a chamar o símbolo de "raposinha".
Embora o Fusca tenha mantido as formas básicas do modelo original ao longo de sua história, as mudanças no motor, carroceria e equipamentos sofreram nada menos que 2.500 alterações.
Em 1970, foi embarcado o primeiro Fusca brasileiro para a Bolívia e, 10 anos depois, um total de 380 mil veículos completos havia sido encaminhados a 62 países de todos os continentes.
Na década de 60, uma das principais modinhas nos Estados Unidos era o chamado Beetle Cramming, algo como "estufamento de besouro", que consistia em ver quanta gente conseguia se espremer dentro de um Fusca. No entanto, de acordo com o Guinness Book (O Livro dos Recordes), a equipe vencedora da modalidade não era americana, mas austríaca: a turma da Universidade de Graz colocou 57 pessoas dentro de um Fusca!
Nos 68 anos que a Volkswagen fabricou o modelo, foram montados em todo o mundo 21.529.464 Fuscas.
Um dos fuscas mais famosos da história é Herbie, o protagonista de uma série de filmes. O carro, que tem personalidade própria, estrelou "Se Meu Fusca Falasse" (1969), "As Novas Aventuras do Fusca" (1974), "O Fusca Enamorado" (1977) e "A Última Cruzada do Fusca" (1980). Em 2005, a Disney anunciou que estava lançando um novo longa sobre Herbie. "Herbie: Meu Fusca Turbinado" traz o Volkswagen estampado com o número 53 nas competições da Nascar, a stock car americana. Ele voltou ao cinema com um visual todo repaginado: ganhou novas saias, pára-choques cromados, spoiler na traseira, teto solar panorâmico, pintura perolizada e um novo sistema de áudio.

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