quinta-feira, 12 de maio de 2011

Dia do Enfermeiro Data homenageia primeira enfermeira moderna


Medicina
Alemanha
Em julho de 2001, a alemã Britta Frey foi a um hospital porque sentia arranhões no ouvido. Quando os médicos fizeram uma lavagem na orelha dela, descobriram uma lacraia lá dentro. Apesar de esse animal ser venenoso, Britta não teve nenhum ferimento.

Brasil
Em agosto de 2001, a aposentada Maria Aparecida Miolo foi ao médico, na cidade de Santo Antônio da Platina, no Paraná. Um exame de ultra-sonografia mostrou que sua vesícula estava muito maior que o normal. Ela foi operada no mesmo dia e o médico Luciano Dias de Oliveira Reis retirou 5.073 cálculos de sua vesícula biliar. As pedras tinham tamanhos que variavam de milímetros até 2 centímetros.

Bélgica
O terapeuta belga Patrick Vermeir pôs em prática uma nova forma de tratamento: ele permitia que seus pacientes o espancassem para que se livrassem do estresse do trabalho. Ele usava uma roupa protetora e, depois que apanhava, conversava com o paciente sobre o que desencadeou a raiva.

Egito
O jornal Al Wafd publicou que na cidade de Daqahliya, no Egito, um médico e uma enfermeira começaram a brigar durante uma cirurgia. Eles já andavam discutindo, mas a gota d’água foi quando ela, depois de ficar passando os instrumentos errados para ele, colocou o dedo no órgão que estava sendo operado e disse para o médico cortar mais. Ele se irritou e começou a bater nela.

Escócia
Em junho de 2001, depois de passar por uma cirurgia cardíaca, Allen Lowden estava sendo transferido do hospital de Glasgow, na Escócia, para um hospital em Dumfries, no sul do país. O motorista da ambulância, no entanto, se perdeu. Quem o orientou na viagem que deveria durar uma hora e meia mas durou quatro horas? O próprio paciente.

Espanha
Segundo o jornal francês Le Monde, uma boneca de silicone encontrada nas ruas de Armilha foi confundida com um feto humano e chegou a passar por uma autópsia. Levada a um centro de saúde, um médico a olhou e disse ser o feto de um bebê de cerca de dois meses. O erro só foi detectado por médicos legistas do Instituto Médico Legal de Granada quando a polícia já fazia buscas para descobrir uma possível clínica de aborto na região.

Etiópia
Numa cirurgia realizada na Etiópia, médicos retiraram do estômago de um homem de 40 anos 222 pregos e muitos outros objetos de metal, como porcas, grampos, chaves e moedas. O homem, que tem problemas mentais, foi parar no hospital porque sentia dores e vomitava.

Inglaterra
O hospital Dorset County proibiu às enfermeiras do setor de cardiologia o uso de tanguinhas. Eles alegam que batimento cardíaco dos pacientes safenados se altera quando as enfermeiras com tanga entram no quarto, o que pode comprometer o sucesso do tratamento.

Iugoslávia
Segundo informações da agência de notícias EFE de outubro de 2001, uma muçulmana da República de Montenegro foi ao médico pela primeira vez aos 55 anos porque sentia uma pequena dor. Chegando lá, descobriu que tinha dois corações. Ela disse que isso explicava sua fama de ser a mulher que menos se cansava na ladeia onde vive.

Peru
O cubano Leandro del Rio estava pescando quando um peixe de 25 centímetros pulou da água para dentro de sua boca e ficou entalado na garganta. Os amigos tentavam tirar o bicho da boca de Leandro quando o peixe pulou novamente na água. Apesar de ter ido a um hospital, o pescador não foi atendido, pois não acreditaram na história dele.

Polônia
Uma mulher que desde criança trabalhava como costureira foi fazer uma mamografia cujo resultado deixou todos espantados: em seu seio esquerdo foram detectadas 4 agulhas. Ela explicou que sempre teve o costume de espetar agulhas na roupa na região do seio esquerdo para pegá-las mais facilmente com a mão direita.

Nenhum comentário: