quarta-feira, 11 de maio de 2011

DICAS DE SAÚDE PARA UMA BOA DIETA

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que 48% dos brasileiros adultos estão com quilos extras na balança.




O número aumentou em relação a 2006, que era de 42,7%. Mais da metade dos homens está acima do peso (52,1%) e, entre as mulheres, a proporção é de 44,3%. Veja o que a nutricionista Roberta Stella reuniu todos os truques para fazer o ponteiro da balança voltar ao normal sem que você passe fome:

1) Estabeleça uma rotina alimentar. Estipule cinco refeições por dia, com horários para que elas aconteçam. E cumpra.

2) Analise os rótulos dos alimentos. Muitas vezes, os alimentos light contêm uma pequena diferença na quantidade calórica, que nem compensa a troca.

3) Prefira os alimentos integrais. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem um bem danado para o seu organismo.

4) Opte por leites e derivados desnatados. A menor quantidade de gordura significa menos colesterol e calorias na sua alimentação.

5) Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar. Faça lanches entre as refeições, hábito essencial para uma alimentação saudável. Nesse caso, opte por alimentos fáceis de serem obtidos e carregados na bolsa, como iogurte, barrinha de cereais, frutas e bolacha salgada.

6) Coma pelo menos 2 frutas por dia. Maçã, pêra, uva com casca.

7) Saladas e legumes devem fazer parte da sua alimentação diária. Tempere-as com suco de limão e vinagre.

8) Doces devem ser evitados, principalmente bolos recheados, tortas, bomba de chocolate. Prefira os sanduíches naturais aos oferecidos pelos fast-foods.

9) Atum e sardinha em conserva são ótimos para uma salada ou um sanduíche. Mas lembre-se: utilize a versão light, conservada em água, não em óleo.

10) Prefira as carnes menos calóricas, como peixe, frango e cortes magros de carne bovina.

11) Prefiras os picolés ao sorvete de massa. Sucos naturais. Beba muita água, pelo menos, 2 litros por dia.

12) Evite fazer a última refeição do dia perto da hora de se deitar. Para não prejudicar a digestão dos alimentos e o sono, faça o jantar, pelo menos, uma hora e meia antes de ir para a cama.

Dica principal: Não encare a dieta como punição. Afinal, a reestruturação alimentar garante um corpo mais bonito e saudável. A dieta nada mais é que um presente que você dá a si mesmo. Mantenha as atitudes positivas ao longo do emagrecimento.

Nenhum comentário: