terça-feira, 3 de maio de 2011

INVENÇÕES QUE NÃO VIRARAM

Abano automático para cadeiras de balanço
A patente foi requerida em 1891 pelo brasileiro Raphael Pereda. Os leques e as ventarolas são acionadas pelo movimento da cadeira.

Banheira para cavalos
Registrada na França em 1793. Através de um guincho, o cavalo seria colocado dentro de uma banheira enterrada no solo.

Banheiro inteligente
É um vaso sanitário que se esteriliza sozinho e deixa você limpinho. Eles têm um braço mecânico que espirra água morna e, em seguida, um jato de ar durante 1 minuto. Alguns tocavam música durante toda a operação.

Batedeira-lavadora
Para economizar energia, a máquina tem duas funções independentes, que funcionam ao mesmo tempo. Uma bate a comida enquanto a outra lava a roupa. Essa combinação foi inventada pela americana Mary Bridges em 1883.

Carro movido a água
O consultor energético Sidney Godolphin patenteou em 1984 um carro movido a água. Godolphin garante que conseguiu rodar 400 quilômetros num jipe, utilizando um litro de água e outro de gasolina. Mas, explica ele, seu invento foi recusado por instituições oficiais, preocupadas naquela época com o projeto Pró-Alcóol. Quando servia o exército, Godolphin disse a um major que conseguiria mover a frota de caminhões do batalhão com água. Isso lhe valeu uma rápida passagem pelo hospício militar.

Chápeu autolevantável
Era comum um homem erguer seu chapéu para saudar uma senhora. Mas isso causava certos incômodos quando o homem estava, por exemplo, carregando muitos embrulhos. Em 1896, o americano James Boyle inventou um chapéu que se levantava sozinho. O seu portador precisava apenas inclinar a cabeça, acionando assim um mecanismo de relógio colocado na copa do chapéu.

Chuteira de bico quadrado
Segundo seu inventor, Edgar Ribeiro da Silva, ela seria capaz de garantir uma melhor pontaria na hora dos chutes a gol. "Quando o jogador chuta a bola com o bico, dificilmente ela vai na direção certa. Com o bico reto, ele ganha mais apoio", explicou. Edgar apresentou ainda uma tanga-preservativo (feita de látex, para ser usada pela mulher durante a relação sexual) e um porta-cera líquida (para ser acoplado na enceradeira).

Cidade flutuante
A ilha móvel, projetada por Manuel Corrêa d’Almeida e Adolphe Leyret em 1890, serviria para receber até mil pessoas nas épocas perigosas de febres ou de calor.

Nenhum comentário: