
Por: Alexandre Rolim (parecis.net)
O gerente do Sindicato Rural e coordenador da Parecis SuperAgro Antônio Bandeira, participou no último dia 24 de fevereiro do lançamento do projeto “Biomas”, na sede da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA). Trabalho que vem sendo construído há bastante tempo, o projeto abordará de maneira prática e continuada, os seis biomas brasileiros.
Floresta, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa terão, cada um dos sistemas, uma fazenda experimental de 500 hectares, onde serão realizadas as pesquisas. Pesquisadores da Embrapa de todo o Brasil são os principais atores envolvidos no projeto e estiveram no evento de lançamento.
“Na etapa inicial do projeto, serão formadas parcerias, pulverizando as pesquisas por todo o País com o apoio de diversas instituições. Vamos mobilizar cientistas de várias entidades de pesquisa do País. O trabalho envolverá mais de 200 pesquisadores. O diagnóstico regionalizado, em um segundo passo, permitirá identificar as potencialidades e fragilidades das paisagens rurais em cada bioma do País. A terceira etapa do Projeto Biomas envolverá a implantação de uma rede de experimentação nacional, em áreas que operarão como projetos-piloto”, destaca Kátia Abreu.
Com investimento garantido de R$ 20 milhões nos próximos nove anos, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) consideram que a iniciativa inédita que vai permitir que o Brasil consiga, ao mesmo tempo, manter a liderança global na produção agropecuária e promover a preservação do meio ambiente.
"Vamos mostrar ao mundo que o Brasil não é apenas um grande produtor de alimentos, mas que apresenta também uma produção rural embasada em técnicas científicas e ambientalmente sustentáveis", concluiu a senadora. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes; o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Antonio Arraes Pereira; o chefe da Embrapa Florestas, Helton Damin da Silva; o diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, entre outras autoridades, acompanharam o evento.
Aproveitando a ocasião, Bandeira conseguiu contato pessoal com a Senadora, reforçando convite anteriormente protocolado na CNA quando da ida do presidente Odenir à Brasília. “Mesmo alegando dificuldades de agenda, nossa presidenta sinalizou com a possibilidade de participar da Parecis SuperAgro. Foi muito simpática conosco, de antemão liberando uma belíssima maquete do projeto para exposição em nossa Feira, que por si só já será uma grande atração. Todavia, não vamos desistir em ter Kátia Abreu com protagonista da terceira edição da Parecis SuperAgro”, declarou Bandeira, que junto com o presidente Odenir e demais envolvidos na construção do evento estão mais uma vez otimistas e aguardam mais uma ótima performance da Parecis SuperAgro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário