quarta-feira, 7 de abril de 2010

Curiosidades sobre as edições de "Casa dos Artistas"

Em 28 de outubro de 2001, estreou o primeiro reality show feito no Brasil: “Casa dos Artistas”. O programa exibido pelo SBT conseguiu roubar a audiência do “Fantástico”, da rede Globo, que há 29 anos era líder nas noites de domingo. O canal de Roberto Marinho, aliás, chegou a entrar com uma ação contra a concorrente, acusando-a de ter "copiado" o formato da atração do holandês “Big Brother”, do qual detém os direitos. Apesar dos pedidos de indenização, a justiça deu ganho de causa ao SBT.

Na primeira edição do programa, os participantes ficaram trancados em uma casa durante sete semanas e não podiam se comunicar com pessoas de fora. Eles eram vigiados durante todo o tempo por câmeras espalhadas pela casa.

O elenco era formado por 12 artistas: Alessandra Iscatena, Mari Alexandre, Patrícia Coelho, Núbia Ólive, Nana Gouvêa, Bárbara Paz, Supla, Alexandre Frota, Mateus Carrieri, Taiguara, Marco Mastronelli e Leandro Lehart.

Apesar do favoritismo de Supla, a grande vencedora foi Bárbara Paz. O público levou em conta sua situação financeira e ela acabou levando o prêmio de 300 mil reais. Como segundo colocado, Supla recebeu cem mil reais.

Depois das reclamações por parte da vizinhança, Silvio Santos resolveu deixar a casa onde gravava o programa e construir um local especial no complexo de estúdios do SBT, em São Paulo (SP). O prédio ocupou 2 mil metros quadrados e tinha, entre outras coisas, um ofurô.

A segunda versão estreou em 17 de fevereiro de 2002. Participaram Rafael Vanucci (vencedor), Ellen Roche, André Gonçalves, Joana Prado, Suzana Alves, Gustavo Mendonça, Ricardo Macchi , Syang, Vítor Belfort, Cynthia Benini, Analice Nicolau, Mariana Kupfer, Mário Velloso, Carola Oliveira, Xis Rapper e Lulo Scroback.

Durante o programa, Joana Prado e Vítor Belfort reataram o namoro que haviam terminado antes. Cynthia Benini e André Gonçalves também engataram um romance, subiram ao altar depois do programa e se separaram em 2006. Ellen Roche e Ricardo Macchi também começaram a namorar, e estão juntos até hoje.

A terceira versão do show teve modificações. Artistas famosos dividiram a casa com seus fãs. Ganhou a disputa justamente um anônimo: Sérgio Paiva, fã de Solange Frazão. Apesar da admiração por Frazão, Sérgio teve um caso durante o programa com outra celebridade, a atriz Luiza Ambiel.

Também participaram da edição os famosos Flávio Mendonça Jorge Pontual, Agnaldo Timóteo e, novamente, Carola Oliveira. Os fãs foram Bernardo Romero, Flávia Cavalcanti, Adriane Garcia, Marcelo Mathias e Silvana Santos.

A quarta edição do programa estreou em 15 de agosto de 2004 com novas alterações. Ganhou o subtítulo Protagonistas de Novela e reuniu aspirantes a atores que disputam o papel principal em nova trama da emissora. Eles deveriam se preparar para avaliações semanais com dois jurados, que escolheriam um dos candidatos à eliminação. O outro era apontado pelos colegas. Por fim, ambos passavam pelo julgamento dos telespectadores. A vencedora dessa edição do programa foi a paulistana Carol Hubner, com 61,17% dos votos. Ela ganhou um contrato de um ano com a emissora.

Os participantes foram: Carol Hubner, Claudio Milebeu, Eduardo Gonçalves, Alexandre Carlomagno, Pedro Paulley, Michele Hille , Cyda Baú, Vanessa Pires, Paola Rodrigues, Alle Manas, Leandro Marinho, Liz Vargas, Bianca Soares, Reginaldo Cruz.

Esta edição gerou polêmica ao ter entre seus concorrentes um travesti. Bianca Soares foi eliminada na primeira votação, com 75% dos votos. Ironicamente, na versão portuguesa do programa (“Quinta das Celebridades”), o ganhador foi o ex-travesti José Castelo Branco. Ele derrotou ninguém menos que o machão Alexandre Frota, que já havia participado do reality show no Brasil.

“Casa dos Artistas 4” também foi alvo de uma ação civil pública que impediu sua exibição em 7 de setembro de 2004. Naquele dia, os participantes deveriam escolher e simular sua posição sexual preferida.

Um comentário:

Josimara disse...

A primeira versão do casa dos artista foi o melhor realith show exibido