sábado, 17 de julho de 2010

17/07 - FATOS DO DIA

1913
Pela primeira vez no cinema, um personagem levou uma torta na cara, no filme mudo A Noise From the Deep.
1918
O czar russo Nicolau II foi executado junto com a mulher e os cinco filhos durante a revolução comunista.
1945
Começou a Conferência de Potsdam, o último encontro dos três líderes aliados - o presidente americano Franklin Roosevelt, o primeiro-ministro inglês Winston Churchill e o líder soviético Josef Stálin - para discutir o futuro da Europa depois da Segunda Guerra Mundial.
1955
Foi inaugurada a Disneylândia, na Califórnia, o primeiro parque temático da Disney.
1959
A cantora Billie Holiday, uma das maiores intérpretes de jazz de todos os tempos, morreu de parada cardíaca aos 44 anos.
1968
A polícia desalojou os estudantes acampados na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Eles protestavam contra a ditadura militar no país.
1973
O compositor Geraldo Vandré, autor de Caminhando (Pra Não Dizer que Não Falei de Flores), foi preso sob acusação de incitar a subversão.
1975
As naves Apollo 18, americana, e Soyuz 19, soviética, se acoplaram no espaço e seus astronautas se encontraram.
1979
O presidente Anastásio Somoza foi deposto na Nicarágua durante a Revolução Sandinista.
1994
Depois de empatar com a Itália em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, o Brasil venceu nos pênaltis e conquistou o tetracampeonato na Copa do Mundo dos Estados Unidos.
1996
Um Boeing 747, da TWA, que acabara de sair de Nova York com destino a Paris explodiu no ar sobre Long Island, matando 230 pessoas. Embora o laudo oficial aponte para falha mecânica, houve suspeitas de que um míssil americano disparado durante exercícios militares tenha abatido o jato.
2007
Um Airbus A320 da TAM atravessou a pista da avenida Washington Luiz, em São Paulo, ao tentar posar em Congonhas, e colidiu com um prédio da TAM Express, que ficava do outro lado da rua. 199 pessoas morreram, foi o maior acidente aéreo do Brasil.

Nenhum comentário: