quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Steve Jobs, criador da Apple, é filho biológico de um sírio


Steve Jobs

Steven Paul Jobs nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955 em São Francisco, na Califórnia.

Quando era criança, o futuro CEO da Apple foi adotado por Paul e Clara Jobs. Já adulto, ele descobriu a identidade de sua mãe biológica, Joanne Simpson, com a ajuda de um detetive particular.

Joanne Simpson e o pai de Steve Jobs — o sírio Abdulfattah Jandali — estudaram juntos na Universidade de Wisconsin. Quando Steve Jobs nasceu, os dois ainda não eram casados e decidiram entregar a criança para adoção.

Meses depois, Joanne e Abdulfattah casaram-se e tiveram outra filha, Mona Simpson. Nascida em 14 de junho de 1957, Mona tornou-se uma escritora de sucesso, mas só soube de seu parentesco com Steve Jobs na vida adulta.

O marido de Mona, Richard Appel, é um dos roteiristas do desenho animado "Os Simpsons". Ele usou o primeiro nome da esposa para batizar a mãe do personagem Homer Simpson.

Em 1978, Steve Jobs e a então namorada Chrisann Brennan tiveram a primeira filha, Lisa Brennan-Jobs. Inicialmente, Steve negou que fosse o pai da criança, mas depois voltou atrás e reconheceu a paternidade de Lisa.

Uma biografia não-autorizada diz que Steve Jobs namorou a cantora folk Joan Baez na juventude.

Steve Jobs casou-se com Laurene Powell em 18 de março de 1991. O casal tem três filhos.
O criador da Apple foi retratado no cinema por Noah Wiley em "Piratas do Vale do Silício" (1999). O filme conta a história do início da Apple e da Microsoft.

Junto com Steve Wozniak e Ronald Wayne, Steve Jobs fundou a empresa de tecnologia Apple em 1º de abril de 1976.

No final dos anos 1970, Steve Jobs e Steven Wozniak conseguiram uma encomenda de 25 computadores. Na época, precisaram vender seus objetos de maior valor — uma kombi e uma calculadora científica — e montar os computadores dentro de uma garagem.

Steve Jobs nunca terminou um curso universitário. Ele abandonou a universidade no segundo ano e viveu em uma comunidade hippie.

Em 1984, Steve Jobs saiu da empresa que criou. A volta por cima aconteceu em 1997, quando retomou o cargo de presidente da Apple.

Desde o retorno de Steve Jobs, a companhia desenvolveu o computador pessoal Machintosh, o iPod e o iPhone. Os dois últimos viraram sinônimos de tecnologia, e foram os principais responsáveis pelo aumento da "Applemania" durante a década de 2000.

Steve Jobs teve um tipo raro de câncer no pâncreas em 2003. A existência da doença só foi confirmada quando o executivo já estava no final do tratamento.

Kits de roupa podem ser encontrados na internet para quem quiser se vestir igualzinho Steve Jobs. O uniforme habitual inclui camiseta preta, calça jeans e óculos de armação redonda.
Em 28 de agosto de 2008, a agência de notícias Bloomberg distribuiu por engano um rascunho do obituário de Steve Jobs. O caso reforçou rumores sobre a saúde instável do executivo.

"Johntw", um jovem de 18 anos espalhou o boato de que Jobs teria sofrido um ataque cardíaco em outubro de 2008. A notícia falsa causou uma perda de cerca de 4,8 bilhões de dólares no valor de mercado da Apple.

Em 2009, pela primeira vez na década Steve Jobs não participou da abertura da feira de tecnologia Macworld Expo. A quebra da tradição gerou uma série de boatos sobre o estado de saúde do executivo.

Em janeiro de 2009, uma nota divulgou que Steve Jobs sofre de um "desequilíbrio hormonal". Essa foi a explicação para a visível perda de peso do criador da Apple nos últimos meses.

No dia 14 de janeiro de 2009 Steve Jobs anunciou seu afastamento do cargo de diretor executivo da Apple, motivado por problemas de saúde. O fato causou uma queda de cerca de 10% nas ações da Apple.

Um comentário:

VITORIA EDUARDA MOREIRA disse...

UM GRANDE HOMEM