domingo, 23 de maio de 2010

23/05 - FATOS DO DIA

1533
O rei da Inglaterra Henrique VIII se divorciou de Catarina de Aragão e validou seu casamento secreto com Ana Bolena. O fato marcou o rompimento do monarca com a Igreja Católica Romana (ele criou depois a denominação Anglicana).
1934
O casal de bandidos Bonnie e Clyde foi encurralado e morto a tiros perto de Sailes, Louisiana (EUA). Ela tinha 23 anos e ele, 25.
1937
O industrial e filantropo John Davison Rockefeller morreu aos 98 anos nos Estados Unidos. Ele chegou a largar sua empresa para se dedicar à caridade.
1942
A Comissão Mista de Defesa Brasil-Estados Unidos foi criada para proteger os países dos ataques do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) durante a Segunda Guerra Mundial.
1945
Um comício do PC do B levou 100 mil pessoas ao estádio do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, com a presença de Luís Carlos Prestes.
1945
O chefe da SS, Heinrich Himmler, se matou um dia depois de ser preso pelos ingleses.
1949
As duas Alemanhas, Ocidental - capitalista - e Oriental - comunista -, foram criadas e receberam ajuda financeira dos Estados Unidos e da União Soviética.
1960
Agentes israelenses prenderam na Argentina o nazista Adolf Eichmann, o criador da "solução final", que apontava o extermínio como meio de por fim ao "problema dos judeus na Alemanha". Ele foi condenado à morte e enforcado em 1962.
1962
O filme brasileiro O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
1994
No Rio de Janeiro, prostitutas, travestis e garotos de programa discutiram mudanças no Código Penal e regulamentação das atividades.
2005

Waldemar Seyssel, o Palhaço Arrelia, morreu aos 99 anos de pneumonia, no Rio de Janeiro. O personagem ficou conhecido pelo bordão "Como vai, como vai, como vai?"

Nenhum comentário: