segunda-feira, 31 de maio de 2010

O livro intrigante lançado 14 anos antes do Titanic afundar


Titanic
  • O milionário americano J. Pierpont Morgan, em 1902, comprou a empresa "White Star Line", que construiu o transatlântico Titanic. Morgan deveria embarcar no navio na viagem inaugural, mas teve que cancelar na última hora. Ele tinha sua suíte particular, que nunca chegou a ser usada.
  • O Titanic começou a ser construído em 1909. Media 271 metros, pesava 46.328 toneladas e navegava a uma velocidade média de 18 nós. Na época, dizia-se que nem Deus afundaria o Titanic.
  • Sua construção foi concluída em 31 de maio de 1911. No mesmo ano, o navio foi lançado no mar pela primeira vez.
  • A viagem inaugural foi em 10 de abril de 1912. Seu percurso seria sair de Sowthhempton, na Inglaterra, e chegar a Nova York.
  • O navio colidiu com um iceberg às 23h 40min de um domingo, dia 14 de abril.
  • Há uma grande polêmica sobre o exato ponto aonde o acidente ocorreu. Hoje, a popa da carcaça do navio está a 41º 43’ 35" Norte de latitude e 49º 56’ 54" Oeste de longitude. Já a proa está a 41º 43’57" Norte de latitude e 49º 56’49" Oeste de longitude. A última posição detectada em pedidos de socorro foi 41º 46’ Norte de latitude e 50º 14’ Oeste de longitude.
  • Das 2.227 pessoas a bordo, 1.522 morreram. A equipe de salvamento chegou ao local no dia 15 e recolheu quem ainda não havia morrido congelado. O número de botes salva-vidas era insuficiente para o número de passageiros. Além disso, muitos se recusaram a retornar ao local do naufrágio com medo da reação de quem estava na água.
  • 14 anos antes do Titanic zarpar, o livro "Futility", de Morgan Robertson, foi publicado. Na história, um glamouroso navio, dito o maior do mundo, que nunca afundaria, atingia de 24 a 25 nós, media 244 metros e pesava 70 mil toneladas. Os passageiros faziam parte da elite social e não havia botes salva-vidas suficientes para todos. Numa noite gelada, o navio "inafundável" do romance bateu em um iceberg e sofreu um rasgo em seu casco. Mas a maior coincidência é o nome do transatlântico do livro: "The Titan".
  • Foram lançados três filmes sobre o naufrágio, todos com o nome de "Titanic". O primeiro foi lançado em 1953, dirigido por Jean Negulesco e protagonizado por Barbara Stanwick e Robert Wagner. Em 1966, foi a vez do diretor Robert Lieberman, com o filme estrelado por estrelado por Peter Gallagher, George C. Scott, Eva Marie Saint, Tim Curry, Marilu Henner e Catherine Zeta-Jones. No ano seguinte, foi lançada a versão de James Cameron. Esse terceiro filme, protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, recebeu 11 Oscars. Além disso, bateu o recorde de bilheteria da história do cinema, perdendo a liderança apenas em 2010 para "Avatar", do mesmo diretor.
  • Em 31 de agosto de 2004, o jornal "Daily Mail" publicou que uma fita com imagens da chegada dos sobreviventes do naufrágio foi encontrada em um galpão na Inglaterra. A gravação, feita quatro dias depois da tragédia, foi exibida na época nos cinemas de East Anglia, na Inglaterra. Um recepcionista a comprou por meia coroa e a manteve no galpão de seu jardim.
  • Em 2008, um estudo feito pelo pesquisador australiano David Savage concluiu que grande parte dos passageiros britânicos morreu durante o naufrágio do Titanic devido ao hábito de "fazer fila" para chegar até os botes salva-vidas. Já os americanos foram menos delicados e furaram seu caminho para a salvação. Resultado: 20% das pessoas que sobreviveram carregavam passaporte americano.
  • Millvina Dean, a última sobrevivente da tragédia, morreu em 31 de maio de 2009, aos 97 anos. Dean era a passageira mais jovem a bordo, com apenas 9 semanas de vida. A recém-nascido viajava na segunda classe com sua família para tentar a vida nos Estados Unidos. Com o acidente, Millvina ficou órfã de pai, mas sua mãe e sua irmã também se salvaram. Em seus últimos meses de vida, a senhora vendeu relíquias relacionadas ao navio e recebeu ajuda financeira de Leonardo DiCaprio e de Kate Winslet para pagar dívidas no asilo em que vivia.

Nenhum comentário: