quinta-feira, 13 de maio de 2010

As dificuldades físicas iniciais da carreira de Kaká


Carreira
  • Ainda adolescente, Kaká foi submetido pelo São Paulo Futebol Clube a um trabalho de condicionamento físico a fim de desenvolver seu porte atlético. Aos 15 anos e magricela (1,63 metro e 50 quilos), quando jogava pela categoria infantil, costumava levar a pior contra os zagueiros adversários.
  • No São Paulo, ele conquistou o Campeonato Paulista Infantil aos 15 anos, a Copa São Paulo aos 17 anos, o Campeonato Rio-São Paulo aos 18 anos e o Supercampeonato Paulista aos 19.
  • Ele estava concentrado para disputar a final da Copa São Paulo de Juniores de 2001 quando foi convocado para integrar a seleção principal do São Paulo.
  • Seu primeiro gol na categoria profissional ocorreu em uma partida contra o Santos (4 a 2 para o São Paulo), pelo Campeonato Paulista.
  • Foi convocado para a Seleção Brasileira sub-20 em 2001. No ano seguinte, integrou a "Família Scolari", nome dado à seleção que ganhou a Copa do Mundo de 2002. Kaká jogou apenas 18 minutos durante todo o campeonato.
  • Em agosto de 2003, o São Paulo vendeu o jogador ao time italiano Milan por 8,5 milhões de dólares. A torcida do clube milanês criou um grito de guerra para recepcioná-lo: "Nós viemos até aqui, nós viemos até aqui, para ver o Kaká marcar". A imprensa divulgou em 16 de setembro de 2004 que o contrato com o clube havia sido renovado até 2009.
  • A estreia de Kaká pelo Milan foi em 1º de setembro de 2003, em partida contra o Ancona. O meia não marcou na vitória por 2 a 0 de sua equipe.
  • Kaká pediu dispensa da Copa América 2007. Em carta enviada à CBF no dia 11 de maio daquele ano, o jogador justificou o pedido pelo cansaço de estar "sem férias" há anos. Dias depois, Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona, enviou carta semelhante. Ambos os pedidos foram aceitos pelo técnico Dunga e pela diretoria da CBF.
  • Em 2007, Kaká ganhou os dois principais prêmios do futebol mundial: a Bola de Ouro, da Revista francesa "France Football", e foi eleito pela Fifa "Melhor Jogador do Mundo". Ainda em 2007, ajudou o Milan a vencer a Liga dos Campeões da Europa e o Mundial de Clubes.
  • Kaká se tornou oficialmente jogador do Real Madrid em 8 de junho de 2009. A transação foi a segunda maior da história do futebol. O Milan recebeu 65 milhões de euros pelo passe do jogador (aproximadamente 178 milhões de reais). A venda do francês Zinedine Zidane, da Juventus, da Itália, também para o Real Madrid, em 2001, foi a única que superou a do brasileiro: 73,5 milhões de euros. Kaká assinou um contrato de seis temporadas com o clube espanhol. Poucos dias depois, o mesmo Real Madrid voltou a bater o recorde, ao comprar Cristiano Ronaldo por 93 milhões de euros (257 milhões de reais) do Manchester United.

Nenhum comentário: