quarta-feira, 19 de maio de 2010

De onde os compositores tiram as histórias para suas letras?


Fonte de inspiração

Bandolins – Oswaldo Montenegro
O artista fez essa música para um casal de bailarinos. O rapaz foi convidado para seguir carreira na França, e a mãe da moça não deixou que ela acompanhasse o namorado. Por isso, a música é o retrato da bailarina dançando triste e sozinha. A moça era cunhada do cantor Zé Alexandre.

Cajuína - Caetano Veloso
Em 10 de novembro de 1972, o poeta, ator e jornalista Torquato Neto trancou-se no banheiro de sua casa e cometeu suicídio. Logo após o ocorrido, o amigo e parceiro Caetano Veloso fez uma visita de condolências ao pai do rapaz, ocasião em que conversaram e tomaram juntos cajuína (uma bebida nordestina feita com caju). O encontro inspirou essa canção.

Cara Valente - Marcelo Camelo
A música ficou conhecida na interpretação de Maria Rita, mas foi composta por Marcelo Camelo, do Los Hermanos. Ele se inspirou no avô, Luís, cuja "cara de vilão" era puro tipo.

Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos - Roberto Carlos
Roberto Carlos escreveu esta canção para Caetano Veloso na época em que o baiano estava exilado em Londres (Inglaterra). Ele precisou sair do país em dezembro de 1968 por causa da perseguição empreendida aos opositores da ditadura militar.

London Skies – Jamie Cullum
O cantor inglês namorava uma brasileira chamada Isabela, que morava em Londres. A moça reclamava muito do clima europeu, e dizia que sentia muita falta do céu ensolarado do Brasil. Por isso, Jamie compôs uma canção para, como dizem os versos, romantizar o céu de Londres.

Oito Anos - Paula Toller
Paula Toller colocou na letra dessa canção as inúmeras perguntas feitas por seu filho Gabriel quando ele tinha 8 anos.

O Mundo é Bão, Sebastião - Nando Reis
Essa frase era repetida diversas vezes por Vânia, ex-mulher de Nando Reis (autor da música), a seu filho, Sebastião.

Sozinho – Peninha
Clariana, de 14 anos, um dia cobrou do namorado: “Por que você me deixa tão solta?”. O pai, Peninha, ouviu a reclamação e nela se inspirou para compor a música, que foi gravada por ele, Tim Maia e Caetano Veloso.

Vital e sua Moto - Paralamas do Sucesso
O Vital (Dias) da música tocou bateria no Paralamas do Sucesso durante um tempo. Costumava ser tão relaxado e cabeça fresca que chegava a esquecer os compromissos que tinha com a banda. Ao deixar a banda, foi substituído por João Barone.

Nenhum comentário: