sábado, 22 de maio de 2010

De onde surgiu o apelido de "porco" para o Palmeiras?


Sociedade Esportiva Palmeiras

Fundação: 26 de agosto de 1914, com o nome de Società Sportiva Palestra Itália, mudado em 14 de setembro de 1942
Mascote: periquito
Endereço: Rua Turiassu, 1840
CEP 05005-000 - São Paulo - SP
Estádio: Palestra Itália (Parque Antártica)

Hino
Autores: Antônio Sergi e Gennaro Rodrigues

Quando surge o alviverde imponente
No gramado em que a luta o aguarda
Sabe bem o que vem pela frente
Que a dureza do prélio não tarda
E o Palmeiras no ardor da partida
Transformando a lealdade em padrão
Sabe sempre levar de vencida e mostrar
Que de fato é campeão!
Defesa que ninguém passa
Linha atacante de raça
Torcida que canta e vibra
Por nosso alviverde inteiro
Que sabe ser brasileiro,
Ostentando a sua fibra

  • O hino do Palmeiras foi feito em 1949. Antônio Sergi, autor da música, era diretor artístico da rádio Cruzeiro do Sul, a maior da época, e maestro da orquestra Colúmbia, que animava até os bailes da mansão da família Matarazzo. Gennaro Rodrigues, que escreveu a letra, trabalhava como jornalista de "A Gazeta Esportiva".
  • Um grupo de ítalo-brasileiros ficou tão entusiasmado com as visitas dos clubes italianos Torino e Pró Vercelli que resolveu criar em São Paulo um time de futebol que representasse a colônia.
  • O primeiro presidente do clube, Ezequiel Simone, ficou no cargo por apenas dezenove dias. Foi substituído por Augusto Vacari. Logo em seguida, Vacari foi recrutado pela Itália para lutar na Primeira Guerra Mundial. Deixou no lugar Leonardo Paseto.
  • A primeira partida oficial foi disputada em 24 de janeiro de 1915, em Sorocaba (SP), contra o Savóia de Votorantim. Vitória palestrina por 2 a 0.
  • No início, o escudo do Palestra Itália era vermelho com uma cruz de Savóia branca. Depois ele ficou parecido com o atual. Os dois seguintes foram variações em torno das iniciais do clube. Durante a Segunda Guerra, desaparece o "I" e fica só o "P". Até que a diretoria resolveu adotar o que lembrava o Palestra Itália, todo verde.
  • Nos anos 60, o time do Palmeiras, liderado por Ademir da Guia, ficou conhecido como "Academia". O jogador disputou 666 partidas com a camisa alviverde em 16 anos. Pendurou as chuteiras em 14 de novembro de 1976. Saiu contundido no intervalo de uma partida contra o Corinthians e não voltou mais.
  • Em 1969, quando o Campeonato Paulista estava em andamento, o Corinthians pediu permissão à Federação Paulista de Futebol para contratar dois jogadores que substituíssem o lateral-direito Lidu e o ponta-esquerda Eduardo, mortos num acidente de automóvel. Todos os clubes concordaram, menos o Palmeiras. Na partida seguinte entre os dois times, a torcida corintiana encontrou uma fórmula para protestar contra o que considerou uma "sujeira" palmeirense. Levou um porco ao Morumbi e soltou-o em campo antes do início do jogo. Enquanto o suíno corria, assustado, de um lado para o outro, os corintianos entoavam o coro que virou provocação até 1986. Nesse ano, a torcida alviverde resolveu adotar o novo mascote e também um novo grito de guerra: "Dá-lhe, porco!".

Nenhum comentário: