terça-feira, 10 de maio de 2011

Conheça a lenda do Rei Artur, da Excalibur à busca pelo Graal

A lenda
A versão mais conhecida da lenda conta que Artur é concebido quando o rei Uther Pendragon se apaixona por uma mulher casada, Igraine. Para conseguir passar a noite com ela, Pendragon pede ao mago Merlim que lhe faça parecer com o marido de sua amada. Em troca, se compromete a lhe dar o filho que tivessem.

Quando Artur nasce, é levado por Merlim para ser criado por Hector. O pai adotivo o ensina a ser escudeiro de seu filho, Kay, que deseja ser cavaleiro. Após a morte de Pendragon, a região fica ser governante. Merlim propõe um teste: o novo rei será aquele capaz de retirar a espada encantada Excalibur fincada por ele em uma pedra.

Certo dia, Kay perde a Artur que busque a sua espada. Ele não consegue encontrá-la e, vendo a que está na pedra, resolve pegá-la. A arma sai facilmente. O rapaz se torna rei e passa a governar com a ajuda de Merlim.

Ele vence os inimigos da Bretanha em sucessivas batalhas, casa-se com a jovem Guinevere e assiste de Camelot, sua morada, um período de paz e fortuna para sua terra. Nesta fase, funda a sociedade dos cavaleiros da Távola Redonda. A mesa onde eles se reúnem para tomar decisões tem forma, o que assegura a igualdade entre todos os seus membros porque não há posições privilegiadas.

Um dos cavaleiros de Artur é Lancelot. Ele se torna um dos melhores amigos do rei, mas acaba caindo em desgraça ao se apaixonar por Guinevere. Nesse meio tempo, a meia-irmã de Artur, a feiticeira Morgana, o seduz com um encantamento, e da relação incestuosa nasce Mordred.

A decadência de Camelot começa com a procura do Santo Gral, taça em que Jesus Cristo teria usado na última ceia. Artur também descobre o romance de Lancelot e Guinevere, e condena os dois à morte. Eles conseguem fugir, mas o rei decide persegui-los. Durante sua ausência, Mordred toma o poder. Pai e filho acabam se enfrentando na batalha de Salisbury. Artur mata Mordred, mas é ferido gravemente.

Algumas histórias dizem que o rei morre e é cremado. Outras, falam que ele é curado por um grupo de feiticeiras e levado para a ilha de Avalon, de onde voltará quando a Inglaterra estiver em grande perigo.

Nenhum comentário: