quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

10/02 - FATOS DO DIA

1763
Terminou a Guerra dos Sete Anos. O Tratado de Paris determinou que a França perdesse todas as suas possessões na América do Norte.
1971
O procurador Hélio Bicudo fez novamente denúncias contra o Esquadrão da Morte, grupo paramilitar que cometia assassinatos na década de 1970.
1972
A primeira transmissão pública de TV em cores foi realizada: a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).
1975
A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro foi bicampeã do carnaval carioca com um tema alheio à cultura brasileira. Havia 40 anos que o regulamento proibia motivações estrangeiras nos desfiles.
1980
O Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado em uma reunião no Colégio Sion, em São Paulo, da qual participaram trabalhadores, líderes sindicais, intelectuais e políticos.
1984
O empresário Amador Aguiar deixou o cargo de presidente do Conselho de Administração do Bradesco, maior banco privado brasileiro, após 41 anos .
1989
O centésimo episódio do seriado de TV Miami Vice entrou no ar nos Estados Unidos.
1994
A Organização do Tratado do Atlântico Norte decidiu dar um ultimato aos sérvios da Bósnia, na tentativa de acabar com a guerra civil na ex-Iugoslávia.
1996
O computador Deep Blue ganhou sua primeira partida de xadrez contra o campeão mundial Garry Kasparov.
2004
Policiais retiraram à força o menino gaúcho Iruan Ergui Wu da casa dos tios em Taiwan. Ele foi encaminhado ao oficial de justiça responsável em trazê-lo de volta ao Brasil. A criança estava com os parentes desde que seu pai foi visitá-los e acabou morrendo em 2002. A avó materna, que mora em Porto Alegre (RS), tem a guarda oficial do garoto.
2005
Morreu aos 89 anos o dramaturgo norte-americano Arthur Miller, vítima de câncer, pneumonia e problemas cardíacos. O autor, que foi casado com a atriz Marylin Monroe, escreveu "As Feiticeiras de Salem" (1953).
2009
Um satélite privado de comunicação dos Estados Unidos colidiu com outro satélite russo na órbita terrestre, causando o primeiro acidente do gênero.

Nenhum comentário: