segunda-feira, 10 de maio de 2010

De quem teria surgido a inspiração para criar Hobin Hood?


Robin Hood
É o herói conhecido por tirar dos ricos para dar aos pobres. Para cumprir esta tarefa, conta com a ajuda de um bando de "foras da lei" conhecidos como Merry Men (em inglês, homens felizes). Fazem parte do grupo o grandalhão João Pequeno, o Frei Tuck e o destemido Will Scarlet. O quartel-general dos ladrões é a Floresta de Sherwood, localizada entre as cidades de Nottingham e Worksop (Inglaterra). É lá que eles bolam estratégias para combater seu principal inimigo o vil e ganacioso Xerife de Nottingham.

Mas mesmo batendo de frente com as autoridades e os figurões, os Merry Men respeitam e admiram o rei Ricardo Coração de Leão, que seu governante na época. Algumas versões da lenda dizem até que o monarca se infiltrou no bando para tentar aprisionar Robin, mas depois descobriu que se tratava de um homem valoroso e o perdoou por seus crimes. Nas histórias também é mencionado um romance entre o herói e uma jovem da corte, Lady Marian.

Os primeiros textos que narram as aventuras do ladrão de Sherwood datam do século 14. Alguns estudiosos acreditam que elas se inspiraram na vida do Conde de Huttington, Robert Fitzhooth. Ele viveu na Inglaterra no fim do século 12. Nessa época, as terras pertenciam aos senhores feudais, que maltratavam muito os camponeses. A princípio, Robin aparece como um simples ladrão de estrada que evita a todo custo ser capturado. Obras posteriores já o apresentam como um nobre destituído erroneamente de seu título.

Nenhum comentário: