terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dengue: situação é crítica, diz secretária


Município é um dos oito com mais casos em Mato Grosso. Moradores poderão ser autuados

A dengue está mobilizando Campo Novo do Parecis. Uma comissão foi formada para combater o mosquito que tem dado “dor de cabeça” às autoridades de todo o Estado e País. O Município é hoje o oitavo com maior número de casos notificados em Mato Grosso.
Somente no mês de janeiro foram feitas sessenta notificações e em apenas cinco dias de fevereiro, dez casos suspeitos foram notificados, isto é, dois casos por dia. Para a secretária de Saúde, Magna Jacobowski, “a situação é muito preocupante”.
Magna alerta que moradores poderão ser autuados e multados, “se não tiver apoio da comunidade, secretaria estará vendo legalmente o que pode ser feito”, alertou. “Estamos buscando o engajamento de todos os segmentos da sociedade para combater a doença”, disse.
A secretária e outros profissionais de saúde recorreram à Câmara Municipal para pedir apoio aos vereadores na conscientização e enfrentamento da dengue. O vereador Dionardo Mendes (PV), compõe um comitê de combate formado por dez integrantes, o Comitê Permanente de Enfrentamento à Dengue.

O que é:

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

FONTE: Alexandre Rolim - parecis.net

Nenhum comentário: