sexta-feira, 4 de junho de 2010

04/06 - FATOS DO DIA

1913
A inglesa Emily Davison, que pedia o voto feminino, se jogou na frente de um cavalo em um grande prêmio assistido pelo rei da Inglaterra. Ela morreria dias depois.
1935
Um grupo de ex-sócios do São Paulo da Floresta fundou o Clube Atlético São Paulo, que mudou de nome em 16 de dezembro para São Paulo Futebol Clube.
1940
Terminou a retirada aliada em Dunquerque, na Bélgica, a maior do gênero na história. Cerca de 340 mil soldados aliados deixaram a Europa continental, dominada pelos nazistas, e foram para a Inglaterra.
1946
O general Juan Domingo Perón venceu as eleições para presidente na Argentina e deu início a um governo populista.
1980
O presidente Figueiredo desapropriou uma área de 23.600 hectares para a construção de duas usinas nucleares em São Paulo.
1986
Os açougues de São Paulo fecharam por falta de carne bovina. O produto da Europa foi proibido por causa do vazamento da usina nuclear de Chernobyl.
1989

Cerca de 1.400 pessoas foram mortas na Praça da Paz Celestial em Pequim, na China. A manifestação, composta em sua maioria por estudantes, pedia democracia e o fim do regime autoritário. Foi nesse dia que o famoso episódio do estudante que parou um tanque de guerra aconteceu.


1994
Morreu aos 90 anos o pintor e paisagista Roberto Burle Marx. Ele é autor do projeto do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e do Parque do Ibirapuera em São Paulo.
1996

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) aprovou a realização de exercícios militares independentes pelos países europeus.

2001
Começou o racionamento de energia elétrica para as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A meta de economia era de 10% sobre o consumo normal.
2010

Aos 42 anos, a britânica Roz Savage se tornou a primeira mulher a cruzar a remo o Oceano Pacífico. Dois anos depois de sair do porto norte-americano de San Francisco, ela chegou a Papua Nova Guiné. Em 2005, ela já havia cruzado o Atlântico remando.

Nenhum comentário: