segunda-feira, 28 de junho de 2010

Saiba quantos países participaram da fabricação da Jabulani


Jabulani
  • A Jabulani foi produzida pela Adidas e apresentada oficialmente no dia 4 de dezembro de 2009, na Cidade do Cabo.
  • As bolas Jabulani foram fabricadas na China, e feitas com látex com origem indiana. Já o EVA, o TPU, o poliéster, o algodão, a cola e a tinta vieram de Taiwan.
  • Cada uma das 11 cores da bola, que tem apenas oito gomos, representa os diferentes dialetos e etnias do país sede da Copa de 2010, a África do Sul. Além disso, simbolizam também os 11 jogadores de cada seleção e as 11 tribos que formam a população sul-africana.
  • Na língua Bantu isizulo (zulu), “jabulani” quer dizer celebrar.
  • Para a grande final, a Adidas produziu a Jo’bulani. O nome é uma referência à cidade de Johanesburgo, sede do último jogo da Copa de 2010.
  • Muitos jogadores não gostaram a bola. O brasileiro Luís Fabiano afirmou que ela era “sobrenatural”, enquanto o goleiro Júlio César chegou até a dizer que parecia uma bola das que se compra em supermercados. Já o goleiro Claudio Bravo, do Chile, afirmou que a Jabulani era parecida com uma bola de vôlei. O técnico inglês Fabio Capello, por sua vez, falou que a bola era a pior que já havia visto em toda a sua vida. Na seleção da Espanha, Iker Casillas chamou a Jabulani de "bola de praia".
  • Surgiram rumores de que as críticas tinha viés comerciais, já que muitos dos jogadores que desaprovaram a bola eram são patrocinados pela Nike, maior rival da Adidas.
  • Durante a Copa, o preço de uma Jabulani oficial foi estipulado em 150 dólares. Até o dia 25 de junho de 2010, 13 dias depois do início do Mundial, foram vendidas 13 milhões de bolas. A bola da Copa anterior, Teamgeist, teve desempenho de 16 milhões de unidades vendidas no ano em que o torneio da Alemanha foi realizado.
  • O apresentador Cid Moreira gravou uma vinheta para o “Fantástico”, da Globo, com várias entonações do nome da bola. A ideia fez tanto sucesso que surgiram vários vídeos no Youtube com as gravações de Moreira e a “Jabulaaaaani”. Um deles alcançou a marca de 119 mil acessos em apenas cinco dias na rede. Quando foi convidado para gravar a vinheta, Cid Moreora nem sabia o que era Jabulani.

Nenhum comentário: