terça-feira, 29 de junho de 2010

DICAS DO PATROPI

Introdução

Cada vez mais o computador passa a fazer parte do cotidiano das pessoas, seja para fins profissionais, seja para estudos, seja para diversão. Como conseqüência, muita gente acaba passando várias horas por dia na frente do PC, e isso pode, mais cedo ou mais tarde, resultar em problemas de saúde. Para ajudar a evitar esses males, apresento a seguir 10 dicas simples - mas muito importantes - de uso correto do computador.

1 - Cuide de sua postura ao se sentar

Ao se sentar, mantenha suas costas retas, de forma que estas se apóiem no encosto da cadeira (não use cadeiras sem encosto ou com encosto pequeno). Não deixe seus ombros caídos e não adiante suas pernas de forma que seus pés fiquem muito à frente da linha dos joelhos, como se você fosse se deitar. Deixe suas coxas posicionadas no assento da cadeira.

2 - Deixe os pés retos

Os pés devem ficar completamente no chão, ou seja, não podem ficar inclinados, com somente os dedos tocando a superfície. Caso a cadeira seja muito alta para você, use um apoiador para os pés.

3 - Mantenha os cotovelos alinhados com os pulsos

Dê preferência a cadeiras que tenham apoiadores para os braços, de forma que os cotovelos não fiquem abaixo da linha dos pulsos. Dessa maneira, você consegue usar todo o braço para manipular o teclado e o mouse. Os pulsos também não podem ficar muito abaixo da linha dos dedos.

4 - Mantenha o monitor em frente ao seu rosto

Mantenha o monitor numa posição frontal ao seu rosto, de forma que você não tenha que levantar a cabeça ou girá-la para ver a tela do computador.

5 - Fique a pelo menos 50 cm de distância do monitor

Se você ficar com a cara “grudada” no monitor, seus olhos ficarão cansados rapidamente e você acabará forçando-os para enxergar. Por isso, mantenha uma distância de pelo menos 50 cm da tela do computador. Ajuste os níveis de contraste e de brilho do monitor e use modelos que ofereçam boa qualidade visual. Ajuste também a resolução do equipamento para um padrão confortável aos seus olhos - se as letras ou se os objetos exibidos na tela lhe parecerem muito pequenos, use uma resolução maior para que você não tenha que se esforçar para enxergá-los.

6 - Levante-se a pelo menos cada 50 minutos

Não é bom para o corpo permanecer muito tempo numa mesma posição. Por isso, levanta-se a cada 50 minutos. Se, por exemplo, você estiver em um escritório, vá ao banheiro ou vá beber água. Se o telefone tocar em outra mesa, vá até lá andando, evite chegar ao local se empurrando em uma cadeira com rodinhas.

7 - Pisque mais

Piscar mais? É! Quando você fica prestando muita atenção no monitor (ou na tv), normalmente você pisca menos e, logo, seus olhos podem começar a arder. O mesmo efeito pode ocorrer se você ficar muito tempo em um ambiente com ar condicionado. Por isso, ao sentir sinais de ardência ou irritação nos olhos, comece a piscar mais. Você também pode fazer compressas (com água fria!) e aplicar sobre os olhos por 3 minutos (com eles fechados, obviamente).

8 - Use o computador em um ambiente bem iluminado

O ideal é usar o computador em um lugar bem iluminado, preferencialmente com luzes brancas. A luz não deve focalizar o seu rosto e muito menos a tela do monitor (como acontece quando se usa o computador de costas para uma janela onde entra luz do sol).

9 - Use teclados e mouses ergonômicos

Dê preferência a teclados e mouses ergonômicos. Estes são projetados para prover maior conforto ao utilizador, assim como são preparados para evitar ao máximo lesões por esforço repetitivo. Além disso, alguns modelos contam com um suporte para os punhos. No caso de mouses, você pode optar por um mousepad (material de plástico ou de borracha que serve de base para o mouse) com uma espuma que também tem a função de manter seus punhos devidamente posicionados.

10 - Algum desconforto? Vá ao médico!

Se você sentir, por exemplo, dor ou formigamento nas costas e nos braços, visão cansada ou freqüentemente irritada após o uso do computador, não hesite, vá ao médico! Esses são sinais de alerta que o seu corpo está dando e, se você não der a devida atenção ao problema, poderá ter uma lesão que se agrava com o passar do tempo. Se você trabalha em uma empresa, também é conveniente avisar seus superiores, caso note que as condições de trabalho não são adequadas. Por fim, em seu cotidiano, é recomendável fazer exercícios físicos e alongamentos. Para isso, procure orientação profissional, assim você poderá executar essas atividades de maneira correta e segura.

Nenhum comentário: