terça-feira, 8 de junho de 2010

TV : Nome do Big Brother surgiu de um livro publicado em um 8 de junho


Big Brother
  • O programa "Big Brother" surgiu na Holanda. O criador da atração foi o magnata John de Mol, fundador da Endemol, uma das maiores empresas de entretenimento da Europa.
  • O nome do programa vem do livro "1984", de George Orwell, publicado em 8 de junho de 1949. Na obra, os cidadãos do país descrito são constantemente observados por "teletelas". Na tradução para o português, o Big Brother é o "Grande Irmão".
  • O primeiro programa foi ao ar no dia 16 de setembro de 1999 a ficou até 30 de dezembro. Essa versão atraiu um milhão de espectadores e o site oficial teve 8 milhões de visitas nas duas primeiras semanas do programa.
  • O Big Brother já teve versões na África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, Escadinávia, Noruega e Suécia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Filipinas, Finlândia, Grécia, Holanda, Itália, Índia, Inglaterra, México, Noruega, Pacífico (Chile, Equador e Peru), Polônia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suécia, Suíça, Sérvia e Tailândia.
  • Na Arábia Saudita, o programa foi cortado da programação após uma série de protestos da população mais conservadora. Segundo as regras muçulmanas, homens e mulheres solteiros não podem ficar juntos em um lugar.

Nenhum comentário: