segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ele fez o primeiro gol em uma Copa do Mundo


1930 (Uruguai)

Participantes nas eliminatórias*

Participantes na Copa

13

Período

de 13 a 30 de julho

* Foi a única Copa para a qual não houve eliminatórias. Os participantes foram convidados.

  • O primeiro gol de uma Copa do Mundo foi marcado por Lucien Laurent, da França, em Montevidéu, no dia 13 de julho de 1930. Sua equipe venceu o México por 4 a 1.
  • O autor do primeiro gol contra foi o zagueiro mexicano Rosas, aos seis minutos da vitória por 3 a 0 do Chile sobre o México.
  • João Coelho Neto, o Preguinho, marcou o primeiro gol do Brasil em Copas. Foi na derrota de 2 a 1 para a Iugoslávia. Ele era filho do escritor Coelho Neto.
  • O peruano De Las Casas foi o primeiro jogador expulso em Copas. Quem levantou o cartão vermelho foi o juiz chileno Alberto Warken.
  • No dia de inauguração do estádio Centenário, as bilheterias foram assaltadas.
  • Na véspera da decisão, o famoso cantor de tango Carlos Gardel, apaixonado por futebol, visitou os jogadores do Uruguai e depois os da Argentina. Ele morava em Buenos Aires e sua mãe era uruguaia.
  • No dia da final, o centroavante uruguaio Héctor "Manco" Castro recebeu um telefonema anônimo dizendo que se o Uruguai perdesse, ele receberia 50 mil pesos. Se ganhasse, ele seria morto. O Uruguai não só ganhou como Manco marcou o último gol da vitória de 4 a 2. "Manco", em espanhol, significa "maneta". Héctor Castro não tinha uma das mãos.
  • Na partida entre Argentina e Estados Unidos, o juiz belga John Langenus apitou uma falta contra os americanos e o médico do time invadiu o campo para reclamar. Na discussão, a maleta de medicamentos caiu e quebraram-se todos os frascos de remédios. Inclusive um de clorofórmio, cuja evaporação provocou desmaio em um jogador da equipe norte-americana, que teve que ser retirado do campo de maca.
  • Mais uma do juiz belga John Langenus. Escalado para apitar a final entre Uruguai e Argentina, ele temia o sangue quente dos latinos e fez uma série de exigências: um seguro de vida, a proteção de 100 policiais e o atraso do navio para a Europa, que lhe permitiu terminar o jogo a tempo de embarcar.
  • A rivalidade entre paulistas e cariocas comprometeu a participação brasileira na primeira Copa do Mundo. Em conflito com a CBD, a Associação Paulista de Esportes Atléticos não liberou seus atletas para a competição. Assim, o craque Arthur Friendenreich ficou de fora. O único paulista a participar foi Areken Patuska, que estava sem clube na época.
  • Projetado pelo arquiteto Juan Scasso, o estádio Centenário de Montevidéu foi palco da primeira final de Copa do Mundo. Com capacidade para 80 mil pessoas, ele foi feito às pressas e só ficou pronto cinco dias depois da estreia da Copa, no dia 18 de julho — coincidentemente, aniversário da independência uruguaia. O primeiro gol no estádio foi feito por Héctor "Manco" Castro, na vitória do Uruguai contra o Peru, por 1 X 0.
  • Apaixonado por futebol, o rei Carol, da Romênia, escalou os titulares e os reservas para a primeira Copa do Mundo. Ele também permitiu que os atletas se ausentassem de seus empregos por três meses e garantiu que ninguém seria despedido por causa disso.
  • Em 1930, a viagem entre a Europa e o Uruguai era feita apenas por navio e levava 15 dias. Por isso, Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Hungria e Suíça, que já tinham feito suas inscrições, desistiram de participar da primeira Copa do Mundo.
  • A Inglaterra era contra o profissionalismo e decidiu não competir no Uruguai.
  • A França e a Bélgica foram os únicos países-fundadores da Fifa que participaram da Copa de 1930. Os outros seis, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça, recusaram o convite.
  • Na final da Copa do Mundo de 1930, uruguaios e argentinos disputaram mais do que a vitória do torneio: cada equipe queria que o jogo fosse disputado com a bola de seu país. A bola uruguaia era mais pesada que a argentina. A solução encontrada pelo juiz foi usar a bola argentina no primeiro tempo e a uruguaia no segundo. Curiosamente, os argentinos marcaram dois gols, contra um do Uruguai, enquanto jogaram com a bola de seu país. No segundo tempo, os uruguaios marcaram três gols com a sua bola. O jogo terminou em 4 a 2 para o Uruguai e ele tornou-se campeão da Copa de 1930.

Nenhum comentário: