segunda-feira, 7 de junho de 2010

Quem foram as musas inspiradoras de composições famosas


Musas inspiradoras

All Star - Nando Reis
A dona do All Star azul que Nando Reis não vê a hora de encontrar é a cantora Cássia Eller. Muito amigo da roqueira, Nando sempre a visitava em seu apartamento, que ficava no 12º andar de um prédio no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Anna Júlia - Los Hermanos
A canção foi escrita por Marcelo Camelo com base na história do produtor da banda, Alex Werner. Quando fazia faculdade, ele paquerava uma colega chamada Anna Júlia Werneck, mas não se aproximava dela porque era muito tímido. Apenas mandava bilhetes pelos amigos. Depois que a música foi composta, Alex tentou uma nova aproximação. Os dois chegaram a ficar. O romance, porém, não deu certo.

Camila, Camila - Nenhum de Nós

Até hoje não se sabe o verdadeiro nome da musa inspiradora da música. O grupo conta que se trata de uma antiga conhecida que costumava ser humilhada em público pelo namorado.

Carla - LS Jack
O cantor da banda, Marcus Menna, fez a canção pensando na esposa, a arquiteta Carla. Ele não tinha a intenção de colocar o nome dela na canção, mas o produtor do grupo insistiu e ele acabou cedendo.

Carol Bela – Jorge Ben e Toquinho
A inspiradora foi Maria Carolina Whitaker. Na década de 60, a moça tinha o Solário da Pátria, um bar na Bela Vista, São Paulo. O estabelecimento costumava ser frequentado por Jorge Ben e o então namorado de Carol, Toquinho. De brincadeira, os músicos compuseram a canção para ela sentados no sofá.

Dandara – Francisco Bosco

Quem fez a letra da canção, gravada por Simone e Ivan Lins, foi Francisco Bosco. A inspiradora foi Dandara Guerra, filha da atriz Cláudia Ohana e do cineasta Ruy Guerra.

Drão - Gilberto Gil
Sandra Gadelha ganhou o apelido Drão da cantora Maria Bethânia. Mas o nome se popularizou na música que Gilberto Gil fez para ela. Os dois foram casados por 17 anos. Gil escreveu a letra poucos dias depois da separação.

Garota de Ipanema - Tom Jobim e Vinicius de Moraes
A dupla escreveu a canção para Helô Pinheiro quando ela tinha 15 anos e frequentava a praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Quem primeiro a notou foi Tom, que costumava observar escondido "a garça que é uma graça", como dizia. O maestro contou a Vinicius sobre a namorada platônica e fez o amigo esperar três dias sentado em um bar para ver a menina passar. Impressionados com sua beleza, os dois decidiram compor a melodia, que se tornou uma das canções brasileiras mais executadas no mundo.

Iolanda - Chico Buarque
A música é uma versão da canção escrita pelo cubano Pablo Milanês para sua ex-esposa, Yolanda Benet. Ele a compôs logo após o nascimento de sua primeira filha, época em que precisou se ausentar de casa e deixar a mulher cuidando sozinha do bebê. Durante a viagem, fez a letra e melodia para expressar seu grande amor.

Kathia Flavia - Fausto Fawcett

Na verdade, Kathia Flavia era a personagem de uma das esquetes que o jornalista, autor teatral e roteirista Fausto Fawcett apresentava nas noites do Rio de Janeiro (RJ). A canção foi gravada em seu disco de estreia, Fauto Fawcett e os Robôs Efêmeros. Ela fez tanto sucesso que chegou a entrar para a trilha sonora do filme Lua de Fel (1992), de Roman Polanski.

Lucy in The Sky With Diamonds - John Lennon
Muita gente acha que o nome desta canção é uma referência ao LSD, droga alucinógena bastante popular na década de 1970. Mas, na verdade, quem inspirou a música foi uma colega de escola de Julian, filho de Lennon. Quando era criança, o garoto fez um desenho da amiguinha Lucy O’Donnell, que inspirou o ex-Beatle a fazer a obra. Lucy vive em Surrey, Inglaterra, e tem lupus, uma doença incurável.

Luíza e Ana Luíza – Tom Jobim
Em um dia chuvoso, Tom Jobim, Chico Buarque e Carlinhos de Oliveira estavam em um bar do Rio de Janeiro, e uma moça entrou no lugar para se proteger. Era Ana Luíza, inspiradora para as músicas “Ana Luíza” e “Luíza”. Em 1986, o compositor se casou com Ana Beatriz Lontra, e um ano mais tarde teve uma filha chamada Maria Luíza. Pois isso, chegou a declarar que havia feito “uma canção premonitória”.

Lygia - Tom Jobim
Lygia Marina de Moraes, ex-mulher do escritor Fernando Sabino, conheceu Tom Jobim no antigo bar Veloso, em Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ). Aconteceu um pequeno flerte no dia em que foram apresentados, mas não passou disso. Na época, Tom era casado. Mesmo assim, a "quase relação" acabou virando canção. O maestro negou durante anos que a identidade de sua musa em respeito ao amigo Sabino. A revelação ocorreu em 1994, ano em que o casal se separou.

Madalena - Ronaldo Monteiro de Souza e Ivan Lins

Ronaldo Monteiro estava chateado com o fim do namoro de 3 anos com Vera Regina. Foi até um bar defronte a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), para afogar as mágoas. Olhando o mar imenso, teve a idéia do verso: "o mar era uma gota, comparado ao pranto meu". Mas não teve coragem de colocar o nome da ex da canção. Segundo ele, Madalena foi o primeiro nome que lhe ocorreu.

Morena dos Olhos d’Água - Chico Buarque
A socialite Eleonora Caldeira - ex-mulher do empresário Wilson Mendes Caldeira Júnior - serviu de inspiração para a música do cantor Chico Buarque, lançada no álbum "Chico Buarque de Hollanda" (1967).

Nenhum comentário: