quinta-feira, 3 de junho de 2010

O avião foi inventado por um brasileiro? Os EUA protestam


Quem é o pai da aviação?


Os americanos questionam se o brasileiro Alberto Santos-Dumont teria sido realmente o pai da aviação. Eles preferem atribuir o feito aos patrícios Wilbur e Orville Wright, que teriam voado pela primeira vez em Kitty Hawk, no Estado americano de Ohio, em 17 de dezembro de 1903, quase três anos antes do primeiro vôo do 14-Bis. Neste dia, os inventores fizeram o aparelho Flyer 1 deslocar-se por um minuto no ar após catapultá-lo do alto de um morro. Ninguém testemunhou o voo. Apenas em 1910 é que os irmãos Wright desenvolveram uma aeronave com propulsão.

"Uma foto, o que prova uma foto?", protestava Santos-Dumont. Ele tinha razão em reclamar. Na época, a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) possuía uma série de critérios para reconhecer uma invenção como pioneira. Por exemplo, exigia-se a presença de uma comissão idônea para avaliar seus resultados. Isto não ocorreu no caso dos Wright. Os dois apenas distribuíram uma foto de seu voo 5 anos após o feito.

De qualquer maneira, a paternidade da aviação pode ser analisada sob dois pontos de vista. Se considerarmos que fazer uma máquina voar é mantê-la suspensa e em deslocamento de forma controlada, o pioneirismo pertence aos norte-americanos. Mas se levarmos em conta que o voo de um aparelho mais pesado que o ar se determina pela capacidade de controle de todo o processo (decolagem, descolamento e aterrisagem), o título de inventor do avião fica com Santos-Dumont.

Um comentário:

Anônimo disse...

essa gostei emmmmmm
mais eu perguntei quando foi inventado o primeiro avião